quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

DICAS - Como escolher frutas de qualidade?

O momento de oferecer frutas em forma de papas para as crianças é especial e sugere que elas estão se desenvolvendo e partindo para uma nova etapa. É um momento importante e muito feliz! Por isso e influenciada pelas minhas queridas irmã e sobrinha, resolvi dar dicas de como escolher as melhores frutas para essa nova fase.

Me baseei nas frutas mais oferecidas e bem aceitas. Entretanto o tipo de fruta a ser escolhido deve respeitar características regionais, custo, estação do ano e presença de fibras. Nenhuma fruta é contra-indicada, exceto quando houver intolerância ou alergia.

- Abacate: o melhor é aquele que está mais pesado, firme e de polpa macia. O tipo mais gostoso e comum é o abacate manteiga, seu formato é o de uma pera grande, com casca bem lisa, fina e verde. Safra: janeiro a outubro.




- Banana: as mais consumidas são as nanica, prata e maçã. Deve-se escolher sempre as que estão presas à penca e sem manchas escuras. Safra: nanica (março; agosto a novembro), prata (agosto a dezembro), maçã (janeiro a agosto).


- Figo: deve estar firme, sem a presença de bolor, partes moles ou amassadas. Não consumir com casca porque são periodicamente pulverizados com sulfato de cobre, prejudicial à saúde. Safra: dezembro a abril.


- Laranja: prefira as mais pesadas porque tem mais sumo. A consistência deve ser igual em toda fruta. Quanto mais laranja a casca, mais doce ela está. Essa fruta possui vários tipos, os mais consumidos são a laranja-lima, que é a menos ácida e a laranja-pêra. Safra: laranja-lima ( abril a setembro), laranja-pêra (agosto a março).

- Maçã: rode na mão para ver se não tem machucados na casca. Quanto mais vermelha, mais doce está. Safra: fuji (julho a dezembro), gala (fevereiro a setembro).


- Mamão: evite os rachados, escuros ou machucados. Deve ser macio, mas não mole, apenas cedendo um pouco à pressão dos dedos. Se ainda estiver verde, embrulhe-o em folhas de jornal e guarde em lugar fresco e escuro. Safra: março a outubro.


- Pêra: ela está doce quando a casca está ligeiramente macia e cede um pouco ao toque. Se o cabinho sair fácil, está bastante madura e pronta para comer no dia. As melhores são a de coloração bem forte. Safra: janeiro a abril.

Espero que eles gostem!

Um comentário:

  1. Oi, Fidi

    Adorei as dicas sobre frutas... Não é só para bebes que elas servem. Também para as velhinhas como eu que DEVEM cada vez mais comer frutas diariamente, não é?

    Abs

    Din

    ResponderExcluir