segunda-feira, 20 de setembro de 2010

CURIOSIDADE - Mãe Canguru

O método Mãe - Canguru é uma tecnologia humana de cuidado dos bebês prematuros e de baixo peso onde mãe e recém nascido ficam em contato pele-a-pele, trocando calor, amor e possiblitando uma amamentação em livre demanda.

Ficaram sabendo desse caso ocorrido na Austrália?

"Uma mãe australiana contou como o toque trouxe seu bebê de volta à vida. Os médicos falaram que Jamie Ogg não tinha nenhuma chance de sobrevivência quando ele nasceu prematuro de 27 semanas, pesando apenas 900 gramas. Enquanto sua irmã gêmea, Emily, conseguiu sobreviver, Jamie lutou por vinte minutos, mas foi declarado morto pelos médicos. Eles o entregaram à mãe Kate para que ela e o pai David se despedissem.

Quando recebeu a notícia que seu filho não tinha sobrevivido, Kate desenrolou Jamie do cobertor, colocou perto de seu peito e começou a conversar com ele. "Ele era muito mole. Seus pequenos braços e pernas estavam apenas caindo fora de seu corpo. Dissemos a ele qual era seu nome e que tinha uma irmã”, disse. Depois de duas horas de conversar com o filho, tocá-lo e acariciá-lo, ele começou a mostrar sinais de vida. Em seguida, após sua mãe colocar um pouco de leite materno no dedo e dar a ele, o bebê começou a respirar.

Kate tem certeza de que o contato "pele-a-pele" no seu caso foi vital para salvar seu filho doente. O método conhecido por ‘mãe canguru’, que também é aplicado em hospitais brasileiros, supõe que as mães se tornem incubadoras humanas, mantendo o bebê aquecido. Sabe-se que os bebês de baixo peso que são tratados desta maneira possuem menores taxas de infecção, padrões de sono melhor e menor risco de hipotermia."

Texto do site: aleitamento.com

2 comentários:

  1. Nan, tive uma cliente que teve uma experiência assim. Teve gêmeas, uma com baixo peso não teve alta.Então ela e o marido ficavam revesando como "cangurus" e dando atenção para a que foi para casa. E ainda tinha uma filhinha de 3 anos... Vida dura esta de mães e pais... Bjs Nena

    ResponderExcluir
  2. compre desse site http://www.mercadozets.com.br/ e gostei o site entrega rapido e com nota fiscal e garantia

    tem berço eletronicos celulares tv notebook computador acessorios para carros brinquedos artigos infantis e muito mais

    ... tem mais de 2000 produtos
    ...
    CANGURU

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=Canguru&IDCategoria=110

    artigos para bebe/infantil
    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=110

    ResponderExcluir