quinta-feira, 9 de setembro de 2010

PREVENÇÃO - Listeria

Já ouviu falar dessa bactéria? Ela pode causar uma infecção chamada listeriose e indivíduos com sistema imunológico debilitado, gestantes e recém-nascidos fazem parte do grupo de risco. Por isso a importância de conhecê-la para prevení-la.

Listeria monocytogenes pode ser transmitida ao homem através de alimentos como peixe, carne e frango cru, leite não-pasteurizado e alguns tipos de queijo. É uma das bactérias causadoras de intoxicação alimentar.

Se não for tratada, a listeriose pode levar a um aborto espontâneo e causar problemas na gravidez. Filhos de mães infectadas às vezes têm problemas respiratórios, hipotermia e até meningite.

O tratamento é a base de antibióticos seguros para grávidas.

O melhor jeito de prevenir é evitar o consumo de carne, peixe e frango crus e leite não pasteurizado. E evitar queijos como gorgonzola, roquefort, brie, camembert, de cabra e queijos do tipo frescal que podem ser feitos com leite não pasteurizado. Lave as mãos antes e depois de cozinhar e verifique se a temperatura da geladeira e do freezer estão corretas. Evite deixar alimentos guardados por muitos dias e coloque toda a comida na geladeira até, no máximo, duas horas depois de cozinhá-la.

Um comentário:

  1. Fe. Parabens pelo blog. A iniciativa foi especial. As receitas dao agua na boca. Admiro mto vc, seu trabalho e estou orgulhosa. Bjos ju

    ResponderExcluir