segunda-feira, 10 de maio de 2010

DÚVIDA - Depressão pós parto

Saiu a seguinte reportagem no site NUTRITOTAL (www.nutritotal.com.br):

Nutracêuticos podem prevenir depressão pós-parto?

Sim. Estudos comprovaram que depressão e ansiedade durante a gestação estão associadas com depressão pós-parto, e que alguns nutrientes poderiam minimizar estes sintomas. Esses nutrientes seriam os nutracêuticos.

O termo nutracêutico designa todo alimento ou nutriente isolado que possa prevenir ou tratar doenças, como fibras alimentares, ácidos graxos poliinsaturados, minerais, vitaminas antioxidantes, entre outros.

Pesquisadores observaram que as mulheres que receberam suplementação de cálcio a partir do 5º mês de gestação, com o objetivo primário de prevenir a pré-eclâmpsia, apresentaram sintomas de depressão pós-parto significativamente menores do que mulheres sem esta suplementação. Este mecanismo ainda é desconhecido, mas existe a hipótese de que a suplementação de cálcio possa auxiliar direta ou indiretamente a estabilização da regulação do cálcio intracelular em indivíduos com baixa ingestão deste mineral por meio da dieta, auxiliando no alívio dos sintomas da depressão. Entretanto, este mecanismo deve ser melhor estudado no contexto da depressão pós-parto.

O óleo de peixe, rico em ácidos graxos ômega-3, tem sido usado como medicação psicotrópica no tratamento de depressão. Pesquisas revelam que mulheres com baixos níveis plasmáticos de DHA (ácido docosahexaenóico) ao final da gestação e no pós-parto são mais suscetíveis a apresentar sintomas de depressão neste período. A suplementação com DHA ou EPA (ácido eicosapentaenóico, ambos da família do ômega-3), ou a combinação dos dois ácidos, pode reduzir os sintomas da depressão pós-parto.

Estudo prospectivo, aleatório, controlado e duplo-cego demonstrou que a depressão pós-parto e o estresse em mulheres podem estar relacionados com a existência de anemia ferropriva durante a gestação, e que estes sintomas respondem positivamente à suplementação com ferro.

Aproximadamente 10% a 20% das mulheres sofrem depressão pós-parto, um importante problema de saúde pública. A manifestação dos sintomas, que incluem desânimo, sentimento de culpa, alterações do sono, pensamentos suicidas, temor de machucar o filho e diminuição do apetite e da libido, acontece normalmente a partir da 4ª semana após o parto, podendo persistir até o 6º mês.

Escrito por: Iara Waitzberg Lewinski


Obs: consulte seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário