segunda-feira, 27 de julho de 2009

ALIMENTAÇÃO - Biodisponibilidade de nutrientes

Saiu na Época dessa semana um reportagem sobre a ortorexia nervosa, um transtorno alimentar que leva a pessoa a se preocupar, exageradamente, com o que consome. Eu achei a iniciativa da revista bem bacana porque sinto mesmo uma tendência de alguns em pensar demais no que é saudável e acabar se esquecendo do que é prazeroso. Eu, como nutricionista, defendo a alimentação saudável e equilibrada, mas não defendo o radicalismo e a falta de emoção no ato de comer. Porque acho que algumas pessoas tornarem-se racionais na escolha dos alimentos e isso, para mim, é mais do que preocupação com a saúde.

Falando em alimentação saudável e bom aproveitamento dos alimentos, resolvi escrever sobre a biodisponibilidade dos nutrientes. Essa sim é uma preocupação importante, principalmente durante a gestação.
Quando comemos um alimento, estamos ingerindo os nutrientes que nele contém. Entretanto, existem alimentos que se ingeridos juntos, não formam uma boa combinação. Porque um nutriente existente em um, pode atrapalhar a absorção do nutriente contido no outro.
Por exemplo, alimentos ricos em cálcio e substâncias chamadas polifenóis atrapalham a absorção do ferro contido em determinados alimentos.
Alimentos ricos em cálcio (leite e derivados, tofu, sardinha, vegetais de folhas verdes escuras, gergelim).
Polifenóis (chá preto).
Alimentos ricos em ferro (fígado, carnes vermelhas e brancas, gema de ovo, leguminosas, beterraba, quinua, açaí, curry, coentro, tomilho).
Exemplo para evitar: arroz, feijão, bife à parmegiana (com queijo) e chá preto.

Em contra-partida alimentos ricos em vitamina C e zinco aumentam a absorção do ferro.
Alimentos ricos em vitamina C (laranja, limão, cajú, acerola, morango, vegetais folhosos).
Alimentos ricos em zinco (ostras, mariscos, carnes vermelhas, cereais integrais, nozes, grãos).
Exemplo para preferir: arroz integral, feijão, carne e suco de laranja.

3 comentários:

  1. Também gostei muito da matéria da Época. E acho que você está certíssima: comer com prazer e emoção tb faz bem à saúde. Mais post, mais post, mais post!!!! Rs... bjs
    ju

    ResponderExcluir
  2. Oi Fer, adorei o blog e as matérias, vou acompanhar sempre!! Parabéns!!
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Ticaaaaaaa... amei o blog!!!! Adorei a iniciativa... escreva mto, pq vc entende mto do assunto e, assim, quem sabe as "pessoas" até se animam e engravidam pra seguir suas dicas... Rs.. Mas olha só... escreve sempre, tá??!! Bjão. Saudade absurda!!! Amooooooo!!!!!!!

    ResponderExcluir