terça-feira, 8 de setembro de 2009

ALIMENTAÇÃO - Gordura Trans

Sabemos que ela não é bem vinda em nossa alimentação por aumentar o colesterol ruim (LDL) e diminuir o bom (HDL), tornando-se um fator de risco para doenças cardiovasculares. E, atualmente, alguns estudos científicos afirmam que ela prejudica no processo de fertilização. Portanto o ideal é fugirmos dela e para isso precisamos reconhecê-la nos rótulos dos alimentos.


A ANVISA declarou que as porções que tivessem menos que 0,2g de gordura trans poderá ser considerada livre dessa gordura, entretanto devemos nos atentar para a quantidade dessa porção e para não sermos enganados pelo marketing do fabricante.




Como no caso do biscoito Chocolicia da Nabisco, onde a porção equivale a 2,5 biscoitos cerca de um sexto do pacote. O fabricante considera o produto livre de gordura trans. Porém é possível que a quantidade dessa gordura no pacote inteiro se aproxime de 1,2g, ou seja, uma quantidade elevada para um produto que se diz livre dessa gordura sendo que o limite máximo aconselhado pela OMS de ingestão é de 2,0g.

Então como saber se o alimento possui ou não gordura trans? Uma boa dica é sempre olhar, além da tabela nutricional, os ingredientes, caso ele apresente gordura vegetal hidrogenada, é bom ficar atento, pois em geral essa gordura possui gordura trans.

Fonte da imagem: http://gordurastrans-ufrj.blogspot.com/

Um comentário: