sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

DÚVIDA - Carboidratos

Muitas pessoas têm dúvidas se devem ou não ingerir alimentos ricos em carboidratos à noite. Primeiro, quero esclarecer um termo usado para distinguir os diferentes tipos desse nutriente: o índice glicêmico.

Índice glicêmico (IG) é a velocidade que um carboidrato entra na corrente sanguínea. Quanto maior é essa velocidade, mais alto é o índice glicêmico.

O IG alto induz uma alta produção de insulina, ou seja, haverá excesso deste hormônio circulando no sangue após a ingestão.

O IG baixo faz com que a insulina seja secretada de forma lenta e gradual, ou seja, a secreção é suficiente e não excedente.

A insulina é um hormônio que tem como função retirar do sangue a glicose (carboidrato) e armazená-la no fígado e nos músculos. Só que a capacidade de armazenamento nestes locais é bem limitada e o excesso de glicose é armazenado nos tecidos adiposos como gordura.

Por isso a importância de não exagerarmos no consumo de carboidratos (que viram glicose) para não ser estocado em forma de gordura.

Muita insulina no sangue, principalmente à noite, pode diminuir a secreção do hormônio de crescimento que é produzido durante o sono e que é muito importante para a queima da gordura corporal.

Por tudo isso é melhor ingerirmos alimentos ricos em carboidratos com baixo índice glicêmico (principalmente à noite) para a insulina não ser produzida em excesso.

EXEMPLOS DE CARBOIDRATOS COM BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO:

- Farinha de trigo integral e seus subprodutos;

- Farinha de centeio integral e seus subprodutos;

- Frutas como pêra, uva, pêssego e ameixa. Mas, cuidado! Nem todas as frutas têm baixo IG;

- Verduras e hortaliças em geral, de preferência cruas;

- Aveia, farelo de trigo;

- Grão-de-bico, lentilha;

- Soja.

EXEMPLOS DE CARBOIDRATOS COM ALTO ÍNDICE GLICÊMICO:

- Farinha de trigo refinada (branca);

- Arroz branco;

- Batata;

- Doces e açúcar;

- Refrigerantes (menos os diet/light/zero);

- Sucos de frutas industrializados (menos os light);

- Sucos naturais de algumas frutas, como: laranja, melancia e manga.

Observação: a inclusão de fibras ajuda a diminuir o índice glicêmico dos alimentos.

Se alguém tiver dúvidas pode deixar um comentário que respondo para esclarecer.

Ah, um ótimo 2010 para todos, com muita saúde!

3 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas! Eu sou uma consumidora assidua de carboidratos e sucos de fruta com açucar!! Vou maneirar e optar pelas suas sugestoes...aproveitar que o ano esta começando!
    Julia

    ResponderExcluir
  2. Os sucos industrializados e também a água de coco traz a informação no rótulo da embalagem somente carboidrato e sódio. Isso quer dizer que essas bebidas não contém o valor proteico da fruta, que é seu componente principal?

    ResponderExcluir
  3. Os sucos de frutas e a água de coco são compostos, principalmente, por carboidratos, algumas vitaminas e minerais. Por essa razão que na maioria dos rótulos dos produtos industrializados não aparece o valor protéico, que é mínimo ou inexistente.

    Consegui esclarecer a dúvida?

    ResponderExcluir