quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

NOTÍCIA - Estresse demais espanta a cegonha

Saiu uma reportagem da revista "Saúde é vital" que diz que mulheres estressadas têm menos chances para engravidar.

Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, afirmam que muita tensão estaria por trás do insucesso de mais de 200 mulheres analisadas, todas na faixa etária dos 18 aos 40 anos, para engravidar. Sob esse estado, o organismo feminino passa a secretar doses cavalares de um hormônio chamado alfa-amilase. As taxas elevadas dessa substância atuam como um verdadeiro espanta-cegonhas, influenciando o sistema nervoso simpático, que é acionado em momentos de perigo, a acelerar o funcionamento de vários órgãos. Nas canditadas a mãe, essa conjunção de fatores ativa um mecanismo que desestimula a capacidade reprodutiva.

"O alfa-amilase é um tipo de adrenalina que reduz a produção de progesterona, justamente o hormônio responsável pelo ciclo menstrual e pelas modificações do organismo durante a gravidez", explica o urologista Jorge Haddad, integrante do grupo de Reprodução Humana da Universidade Ferderal de São Paulo. "E, sem a progesterona, diminuem-se as chances de o embrião se implantar no útero".

Por isso mulheres, respirem, acreditem no destino e que há uma força maior que determina o tempo certo de nós engravidarmos, tenham fé e esperança, distribuam suas energias para outras coisas da vida que não só no desejo de engravidar e bebam um chá de camomila à noite para dormirem melhor.

Boa sorte! Acreditem em mim, o momento chega!

Fonte: Revista Saúde é Vital, Editora Abril, Dezembro de 2010, nº 331.

Nenhum comentário:

Postar um comentário